(...)"Me fiz tão forte quanto o escuro do infinito
E tão frágil quanto o brilho da manhã que eu vi chegar" (...) Saga - Filipe Catto

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O COMEÇO DE UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÕES

Tudo começou quando eu tinha 3 anos e morava em Cananéia, litoral sul de São Paulo.
Um dia acordei toda inchada. Minha mãe me levou ao Pronto Socorro da cidade. Disseram que era Nefrite (inflamação nos rins, geralmente causada por uma infecção ou por uma reação do sistema imunológico que acaba atacando os rins e pode atingir os glomérulos - parte responsável pela filtragem renal). Fui internada e tratada com Corticoide e Lasix. Desinchei e me mandaram pra casa. Depois disso não parou mais... Eu ficava bem por um tempo, mas, descompensava e voltava pro PS. Algumas vezes, fui transferida para o Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açú/SP, quando eu ficava muito ruim ou precisava fazer exames. (Lá eu ficava sozinha, porque não podia ficar acompanhante, nem com crianças). Também cheguei a ser transferida para o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Em 1993, aos 5 anos, fui internada no PS de Cananéia. De lá fui transferida para Pariquera-Açú, e depois para o Hospital Guilherme Álvaro. Em um final de semana que minha mãe foi pra casa buscar roupas, ela foi apresentada ao Diretor da Escola Paulista de Medicina - Hospital São Paulo, na época, Dr. Manuel Lopes dos Santos, que estava de férias em Cananéia. Ela descreveu os sintomas e ele deu o possível diagnóstico. Na segunda feira, o Dr. Manuel mandou uma ambulância me buscar e me levar para o HSP. O diagnóstico foi confirmado por exames. Era Síndrome nefrótica (conjunto de sinais e sintomas que se manifestam em razão de um problema renal; quando ocorrem lesões glomerular aumentando a permeabilidade, se tem perda maciça de proteína na urina (proteinúria), edema pelo corpo, albumina baixa no sangue, colesterol elevado, diminuição do volume da urina, hipertensão arterial, urina espumosa, lipídeos elevados e ascite (líquido livre na cavidade abdominal). Outros sintomas podem acompanhar o quadro.
Fiquei fazendo acompanhamento no HSP.
Em 1994, fiz uma biópsia que deu a causa da Síndrome nefrótica; Era Glomeruloesclerose Segmentar e Focal (GESF). A GESF é uma Glomerulopatia. Causa lesões glomerular, podendo levar à Insuficiência Renal Crônica (IRC). É uma doença considerada autoimune. Ela pode ser primária ou secundária.

Não se sabe quantos tipos de GESF existem, no entanto, eu fui premiada com o tipo mais grave, que recidiva, ou seja, volta no rim transplantado. Chamam de “fator circulante não identificado”, o causador desse tipo de GESF.
Ainda em 1994, por causa da rotina hospitalar, eu e minha mãe, praticamente nos mudamos para São Paulo. Passamos um tempo em uma pensão e depois fomos pra casa do meu tio Marcelo (irmão da minha mãe).

Em dezembro, fomos morar com meu padrasto, Jorge. Já com minha irmã, Bruna. Que até então, estava com a minha bisavó, Isabel (mais conhecida como Bebé), em Cananéia. (A Bruna é filha legítima do meu padrasto).

Em 1993, com 5 anos, havia sido matriculada no 1º ano do ensino fundamental em Cananéia, porém, não consegui concluir por causa das internações frequentes.


Quando eu estava bem. 
Quando eu descompensava.

10 comentários:

  1. Acabei de ler sua história querida Fran, já sabia que era uma menina muito especial, agora sei também como é guerreira, forte, realmente uma pessoa encharcada de estrelas. É muito bom que conte sua história que é pra mostrar como muitas vezes reclamamos de coisas pequenas e que não temos nada do que reclamar diante de tantos fatos adversos da vida! Beijo querida!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, querida!
      Eu também acho que tem muita gente por aí que reclama de coisas pequenas, que não sabe agradecer por ter saúde, pelas oportunidades que a vida lhes dá e pelas coisas que tem. A verdade é que, cada pessoa encara a vida de um jeito diferente. Talvez, um dia essas pessoas aprendam que o segredo da vida é a gratidão.

      Excluir
  2. Fran, querida! Que honra poder conhecer mais sobre sua história de vida. Tomara que sua coragem inspire outras pessoas a conviverem da melhor forma possivel com seus problemas de saúde. Sim, você é encharcada de estrelas. E bendito o luminoso cometa que passou em sua (nossas) vida(s) e derramou as estrelas mais luminosas do Universo sobre você (nós). Te adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klaudinha, minha amiga querida, a honra é toda minha por tê-la em minha vida e poder dividir minha história contigo! Bendito, luminoso e lindo cometa que nos envolveu em sua atmosfera de Luz e amor! Serei eternamente grata!
      Obrigada por tudo! Te adoro!

      Excluir
  3. gabriela gomes de oliveira1 de março de 2015 às 13:26

    Fran viajei no tempo lendo sua história, lembrei de nossa infância , e acima tudo mais uma vez vejo o quanto vc é forte e guerreia!! Uma pessoa especial faz juz ao nome do blog " Encharcada de Estrelas" , filha de uma pessoa maravilhosa que esta sempre ao seu lado lutando contra tudo e todos!!! FRAN querida que Deus continue te abençoando grandementebte dando força e coragem pra continuar vencendo , Seu blog é mto importante p ajudar a pessoas com problemas parecidos a seguir em frente e tbm para mostrar p algumas que as vezes reclamamos de coisas tão pequenas e esquecemos de agradecer!!! Hoje Fran estou lendo seu blog mas em futuro próximo estarei pegando seu autógrafo no seu livro!! Beijos minha querida e fica c Deus <3 ♡ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Gabi! Obrigada pelo carinho e pelo incentivo! Você não é a primeira a falar em livro. Quem sabe? Confiar em Deus e agradecer sempre!
      Ah a nossa infância... Época mais gostosa! Nada de preocupações... Nos divertíamos tanto! Beijos querida!

      Excluir
  4. Vc vai ensinar muito á todos nós com sua história! Vc é iluminada e muito querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suu, minha amiga querida, nos conhecemos por causa de uma situação ruim, no entanto, agradeço a Deus por ter te conhecido! Obrigada por tudo!

      Excluir
  5. Fran, vc sempre me despertou, sempre que vejo vc nos shows do Filipe, eu sinto que dentro de vc existe um grande despertar pela vida.
    Lendo seus relatos tão seus, comprovo que vc com sua força, com a suas experiências nos desperta também para a vida, e isso não tem preço.
    Quanta força existe dentro de vc heim? que exemplo, em todo seu relato percebo o quanto vc se importa, aceita e valoriza a vida.
    Você é um exemplo de amor pela vida.
    Obrigada por dividir sua história de vida.
    Fiquei comovida ao ler sua rica história de superação.
    Meu nome é Nerci, com certeza vamos nos encontrar, afinal temos o mesmo bom gosto.
    Fique bem, se precisar é só dar um alô!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Nerci! Sempre te vejo nos shows, e tenho simpatia por você, pois vejo que minhas amigas gostam muito de ti.
      Espero ter a chance de te conhecer melhor!
      Nos encontraremos em breve!
      Beijos!

      Excluir

Comentem no meu blog pessoal, adoro saber a opinião das pessoas. Aceito dicas e criticas também.